O PS de Riba de Ave considera a Misericórdia de Riba de Ave como um parceiro institucional com que pode contar.
Os representantes do Partido Socialista de Riba de Ave visitaram, no passado dia 16 de março, a Misericórdia de Riba de Ave (Hospital Narciso Ferreira), no sentido de se inteirarem, junto da Administração, sobre o projeto inovador do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências (CIDIFAD), além de outras ações sociais que têm vindo a ser desenvolvidas e que têm contribuído para uma clara melhoria da coesão social desta região e para as quais o PS não pode ficar indiferente.
O Partido Socialista sabe que este projeto foi criado com o intuito de servir a população numa área da saúde onde, atualmente, as respostas são muitos débeis. A área da saúde mental e demências é, inclusive, uma prioridade de investimento deste Governo. Ao Partido Socialista de Riba de Ave foram transmitidos os objetivos a atingir com o projeto, que vão desde o Diagnostico Precoce, passando pelo Apoio Domiciliário, por uma Unidade de Dia, pela possibilidade de Internamento nos diferentes estádios da evolução da doença, até ao internamento de cuidados paliativos.
Não passou despercebido ao PS a grande importância e relevo que a Misericórdia de Riba de Ave dá à Formação e Investigação, nomeadamente ao ter chamado para o projeto a Comunidade Científica, com o Protocolo de Acordo com a Universidade ICBAS – Instituto de Ciência Biomédicas Abel Salazar, pelo que a vinda de alunos (e
não só), até Riba de Ave, dão origem a responsabilidades locais muitos acrescidas e para as quais é essencial ter atenção redobrada.
Foi dado nota que, para este projeto inovador, a Misericórdia de Riba de Ave teve nota de conforto do Ministério da Saúde em 2016 como um grande projeto necessário para o país, o que levou a Misericórdia a avançar. Foi ainda transmitida a procura pelo IEFP para dar formação a 120 desempregados (de curta e longa duração), durante 1 ano, para que futuramente pudessem integrar o CIDIFAD, ao que a Misericórdia de Riba de Ave
acedeu com o compromisso de ficar com pelo menos 60% dos formandos logo que possuam os acordos para a abertura.
O PS ficou impressionado com a capacidade formativa que a Misericórdia de Riba de Ave dispõe, não só nesta área da Demência, mas também para outras ligadas à saúde. O PS de Riba de Ave aproveita para agradecer à Misericórdia pelo facto de ter contribuído na ajuda ao SNS com a disponibilização de 92 quartos, 60 dos quais de
apoio a doentes COVID e 32 de apoio a dentes NÃO COVID. Este auxílio só foi possível porque se aceleraram os acabamentos dos quartos no CIDIFAD, assim como a aquisição de materiais e recursos humanos compatíveis com as exigências para essas mesmas prestações.
O Partido Socialista de Riba de Ave já não tem dúvidas que a Misericórdia de Riba de Ave é um parceiro institucional com que pode contar, não só agora como também no futuro, para o desenvolvimento da vila.
Comentários sobre o post