Associação desportiva assinalou as bodas de prata com uma iniciativa que uniu a população, a natureza e a gastronomia regional, recebendo o apoio e o desafio da Junta de Freguesia para crescer no panorama desportivo.
A Associação ‘Rumo Aventura’ celebrou, na manhã de domingo, o seu 25.º aniversário com uma caminhada comemorativa que reuniu dezenas de entusiastas do desporto e da natureza no Parque Nossa Senhora do Carmo. O evento, que marcou o arranque das celebrações das bodas de prata da coletividade, contou com a adesão da comunidade local e com o apoio institucional da União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, num dia marcado pelo sol, pelo convívio e pela promoção do bem-estar.
A manhã de domingo começou cedo para os amantes das caminhadas que não quiseram faltar ao convite da ‘Rumo Aventura‘. Entre os participantes, o entusiasmo era evidente. Integrantes do grupo “Eu Caminho Pela Banana” partilharam a sua paixão pela modalidade, sublinhando que a prática regular se deve “ao gosto pelo desporto” e aos benefícios que traz para a saúde, numa atividade que já repetem há vários anos.
Visivelmente satisfeito com a moldura humana e com o percurso histórico da associação, José Carvalho, presidente da ‘Rumo Aventura‘, destacou a importância de atingir a marca de um quarto de século, lembrando que a coletividade tem levado o nome de Lemenhe a todo o concelho e ao plano nacional através do desporto. O responsável adiantou, ainda, que o programa comemorativo não se esgota nesta caminhada: após o almoço e convívio no Santuário da Senhora do Carmo, está já agendada “uma dinamização maior” para o mês de setembro.
O Presidente da Junta da União de Freguesias, Bruno Domingues, fez questão de marcar presença e enaltecer o papel da associação, classificando-a como “ativa, dinâmica e participativa“. O autarca aproveitou o momento para lançar um desafio ambicioso à direção da ‘Rumo Aventura‘: elevar a fasquia e organizar um evento desportivo “de escala pelo menos regional“. Bruno Domingues garantiu que a Junta de Freguesia continuará “garantidamente sempre ao lado” das coletividades que promovam a saúde e a qualidade de vida da população.
Porco no espeto e arroz de legumes reconfortam caminhantes
Após o esforço físico da caminhada, o Parque Nossa Senhora do Carmo transformou-se num restaurante ao ar livre para acolher cerca de uma centena de convivas. No comando das operações gastronómicas estiveram o assador Fernando Neves e o cozinheiro André.
Afastando o calor intenso que se fazia sentir junto às brasas, Fernando Neves revelou que o segredo do sucesso do seu porco no espeto – uma fêmea, como manda a tradição da equipa Neves e Barbosa – reside “no molho” e na rega contínua da carne. Para acompanhar a iguaria, o cozinheiro André preparou um tradicional “arrozinho de legumes e feijão“. O repasto e o ambiente de festa fecharam com chave de ouro uma manhã de celebração comunitária, onde o espírito de aventura e a forte identidade local saíram reforçados.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post