As solenidades da Semana Santa em Vila Nova de Famalicão estão de regresso e vão decorrer de 2 a 17 de abril. Esta segunda-feira, dia 21, foi apresentado o programa em pormenor, que conta com organização da Confraria das Santas Chagas e da Paróquia de Santo Adrião, com o apoio da Câmara Municipal e da ACIF – Associação Comercial Industrial de Vila Nova de Famalicão.
O Cortejo Bíblico Páscoa Hebraica, no Domingo de Ramos, que vai percorrer as ruas de Famalicão e mostrar à comunidade a libertação do povo de Israel, e o certame Páscoa Doce, na Praça D. Maria II, são as duas novidades da programação religiosa e cultural da edição deste ano.
Além destas, irão ocorrer outros pontos altos ao longo da quinzena, como as procissões da quinta e sexta-feira santas, dias 14 e 15 de abril. Também se mantem o programa cultural que aposta no cinema e na música.
“Ir ao encontro das pessoas é também tratar dos doces, e poder ter uma zona de convívio, para que as pessoas venham a Famalicão por algum motivo. O cortejo bíblico vem para complementar o programa, para que o domingo (10 de abril) tenha um evento que chame as pessoas”, pormenorizou José Pedro, “Juiz” da Confraria das Santas Chagas, sobre as duas novidades anunciadas.
Na retoma da programação pascal, a preocupação da Confraria foi manter a estrutura normal, relacionada com o ciclo de cinema/música, e as procissões. No entanto, ficaram de fora as conferências. “Estamos a tentar trabalhar para que Famalicão possa ser um centro importante nesta época para a grande música”, acrescentou ainda José Pedro.
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, mostrou-se confiante na adesão da comunidade, e salientou que é necessário apostar numa programação quaresmal forte para aumentar o número de visitantes na cidade. “As pessoas querem que as tradições se mantenham, participam nas iniciativas, e, portanto, também aqui no âmbito desta quinzena santa, estou em crer que muitos milhares de pessoas virão às várias iniciativas que constam do programa que agora foi apresentado”, referiu.
Mário Passos apontou ainda que o objetivo “não é competir com ninguém, nem com a Semana Santa de Braga, nem com outras, mas queremos que a Semana Santa de Famalicão seja também um produto turístico que traga visitantes ao nosso concelho”. Por fim, deixou um apelo para que as pessoas saiam de casa e participem nas festividades desta quadra pascal.
Para Xavier Ferreira, presidente da ACIF, esta época será uma oportunidade para o comércio local.
“Todos os eventos que a cidade tem, se bem organizados, podem trazer proveitos também aos comerciantes”, começou por referir, acrescentando que as vantagens vão desde a divulgação dos seus produtos, como à própria venda destes.
“É uma oportunidade de estarmos juntos e ganharmos dimensão, e esse é o espírito da ACIF – fazer uma integração em todos os setores, incluindo o religioso”, completou.
O objetivo é, também, chamar pessoas de outras localidades: “Podemos chamar as populações vizinhas para um evento que pode ser diferenciador, muito bem organizado pela Confraria. Portanto, temos aqui todos os ingredientes para termos sucesso, e por isso nós queremos estar associados a estes eventos que serão diferenciadores em Famalicão”.
Programação:
2 de abril | 21h30
VIA SACRA JOVEM
Local: Início na Nova Igreja Matriz e término na Antiga Igreja Matriz de Famalicão
5, 6 e 7 de abril | 21h30
Ciclo de Cinema: “MIGRAÇÕES”
_05 abril: «Sacro Gra» de Gianfranco Rosi
_06 abril: «Fogo no Mar» de Gianfranco Rosi
_07 abril: «Nocturno» de Gianfranco Rosi
Local: Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
8 de abril | 21h30
Concerto: OS CUPERTINOS
Local: Antiga Igreja Matriz de Famalicão
9 e 10 de abril | 10h às 23h
Certame: PÁSCOA DOCE
Local: Praça D. Maria II
9 de abril | 21h30
Concerto: BANDA DE MÚSICA DE FAMALICÃO
Local: Nova Igreja Matriz de Famalicão
10 de abril | 10h30
BÊNÇÃO E PROCISSÃO DE RAMOS
Local: Praça 9 de Abril
10 de abril | 11h15
MISSA SOLENE DO DOMINGO DE RAMOS
Local: Nova Igreja Matriz de Famalicão
10 de abril | 15h30
Cortejo Bíblico: PÁSCOA HEBRAICA
Local: Saída do Salão Paroquial de Famalicão e chegada na Rua Manuel Pinto de Sousa.
12 de abril | 21h30
Concerto de Música e Palavra: CORO DO SEMINÁRIO CONCILIAR S. PEDRO E S. PAULO
Local: Antiga Igreja Matriz de Famalicão
13 de abril | 21h30
Concerto de música coral sinfónica «Requiem em dó menor, Op. 23 ‘À Memória de Camões’»: ORQUESTRA DO NORTE E CORO DE CÂMARA DE AMARANTE
Local: Nova Igreja Matriz de Famalicão
14 de abril | 18h00
LAVA – PÉS E MISSA DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
Local: Nova Igreja Matriz de Famalicão
14 de abril | 21h30
PROCISSÃO DO «SENHOR ECCE-HOMO»
Local: Antiga Igreja Matriz de Famalicão
15 de abril | 10h30
LITURGIA DAS HORAS (OFÍCIO DE LAUDES)
Local: Antiga Igreja Matriz de Famalicão
15 de abril | 15h00
COMEMORAÇÃO DA MORTE DO SENHOR E PROCISSÃO TEOFÓRICA
Local: Nova Igreja Matriz de Famalicão
15 de abril | 21h30
PROCISSÃO DO ENTERRO DO SENHOR
Local: Antiga Igreja Matriz de Famalicão
16 de abril | 21h00
SOLENE VIGÍLIA PASCAL
Local: Nova Igreja Matriz de Famalicão
17 de abril | 09h00
COMPASSOS PASCAIS
Local: partida da Antiga Igreja Matriz de Famalicão
17 de abril | 12h30
MISSA SOLENE DO DOMINGO DE PÁSCOA
Local: Nova Igreja Matriz de Famalicão
Todos os eventos têm entrada livre
Comentários sobre o post