No passado dia 1 de fevereiro, o Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis (CX A2D) viveu uma jornada de emoções fortes nos 16 avos de final da 47.ª edição da Taça de Portugal. A equipa principal do clube famalicense assegurou a passagem à próxima fase da competição após vencer o Vitória Sport Clube “B”, mantendo viva a ambição de repetir a conquista histórica do título nacional alcançada em 2016/2017.
A Taça de Portugal é reconhecida como a prova mais democrática do calendário da Federação Portuguesa de Xadrez. Graças ao sistema de sorteio, clubes de todos os níveis têm a oportunidade de defrontar os melhores jogadores da atualidade, incluindo Grandes Mestres e Mestres Internacionais. Naquela eliminatória, o CX A2D apresentou-se com duas formações em prova, ambas a jogar em casa, informa uma nota enviada às redações.
A equipa A do CX A2D carimbou o passaporte para os oitavos de final com uma vitória tangencial de 2,5-1,5 frente à equipa B do Vitória Sport Clube. O triunfo foi assegurado pelo desempenho do coletivo composto por Carlos Novais, o Mestre Nacional Ivo Dias, o Mestre Nacional Paulo Pinho e a Mestre FIDE Feminina Inês Silva. Com aquele resultado, o clube de Vila Nova de Famalicão atinge a fase avançada da prova pela 14.ª vez na sua história, pode ler-se.
Em sentido inverso, a equipa B do CX A2D terminou a sua participação nesta edição da Taça ao ceder por 1-3 perante o histórico Grupo de Xadrez do Porto, o clube mais antigo da Península Ibérica. Apesar da vitória individual de Gil Costa no primeiro tabuleiro, que chegou a alimentar a esperança do apuramento, as derrotas de Marco Pereira, Artur Lemos e Duarte Abreu ditaram o afastamento da equipa secundária, refere a mesma nota.
Os oitavos de final da competição estão agendados para o próximo dia 14 de março. A equipa A do CX A2D segue agora para o sorteio com a ambição renovada, procurando continuar o seu percurso vitorioso na “prova rainha” do xadrez nacional.
PUBLICIDADE

























Comentários sobre o post