O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar por três equipas, nos 1/32 avos de final da 44ª Taça de Portugal de Xadrez, no dia 13. Apenas a equipa A assegurou a passagem aos 1/16 avos de final.
A equipa A do CX A2D recebeu a equipa Xadrez – Efanor C e confirmou o seu favoritismo após duas horas e trinta minutos de jogo. Com arbitragem de Mário Oliveira, a vitória cedo se começou a desenhar com vitórias bem conseguidas no 3.º tabuleiro pelo atual Campeão nacional Sub-16, João Afonso, seguida de vitórias no 1.º, 2.º e 3.º tabuleiros, respetivamente, pelo Mestre Nacional Ivo Dias, João Romano, Mestre FIDE feminina Inês Silva.
A equipa B do CX A2D, também, jogou em casa, e quase contrariou o favoritismo da equipa B do VSC… Todavia, não foi feliz após ceder uma derrota pela margem mínima por 1,5-2,5. José Pinto venceu no 1.º tabuleiro, Marco Pereira empatou no 2.º tabuleiro e Artur Lemos e Vítor Carvalho perderam, respetivamente, no 3.º e 4.º tabuleiros.
Na deslocação a Matosinhos o CX A2D C visitou a equipa B do Xadrez – Efanor, mas também não foi feliz e saiu derrotado por 3-1.
Fernando Siva e Diogo Lopes empataram nos 1.º e 3.º tabuleiros, respetivamente. Porém, Eduardo Viana (Capitão) e Duarte Abreu cederam nos 2.º e 4.º tabuleiros, respetivamente.
Desta forma, a equipa famalicense da Didáxis assegurou a presença da primeira equipa, pela décima terceira vez consecutiva, nos dezasseis avos de Final da Taça de Portugal de Xadrez e sonha com a repetição do feito notável alcançado na época 2017/2018 com a vitória nesta competição!
Os dezasseis avos de Final da Taça de Portugal de Xadrez realizar-se-ão no dia 6 de abril.
Comentários sobre o post