A freguesia de Vilarinho das Cambas realizou a cerimónia protocolar do dia da freguesia durante a manhã deste domingo, dia 24 de outubro. Esta comemoração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, e dos cidadãos homenageados neste ano de 2021.
Judite Costa, Presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho das Cambas, começou por destacar que esta cerimónia assinala o retomar das celebrações do dia de freguesia e de poder juntar a comunidade. Relembrou que a celebração dos 800 anos da freguesia, no ano passado, passou sem cerimónia de comemoração, devido à pandemia, por isso, este ano, não podia passar em branco. O regresso das cerimónias é para a Presidente, “sinal de um futuro bom”.
A autarca local destacou assim que «este é um ano bom», e que é finalmente o momento de retoma e de reconhecer o esforço de todos os profissionais de saúde que deram o seu contributo para o combate à pandemia de COVID 19 – os «heróis sem capa», como salientou.
Seguiu-se o momento da entrega dos galardões aos alunos finalistas e cidadãos da freguesia que se destacaram como autarcas e profissionais, e que têm contribuído para o sucesso e desenvolvimento da freguesia. Paulo Cunha, ex-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, foi também homenageado nesta cerimónia.
Na sua intervenção, Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, referiu a importância que as freguesias têm no desenvolvimento económico e social do concelho: “Considero que as freguesias são essenciais para o desenvolvimento do nosso tecido económico e social de Famalicão”, destacou.
Assegurou também que vai continuar na mesma trajetória de dar uma importância cada vez maior às freguesias, e avançou que, além das sessões realizadas às quartas-feiras em que recebe os munícipes, “pretendo também dedicar um período de tempo para visitar e oscultar nas próprias freguesias os concidadãos e juntas de freguesia”.
Foi em ambiente de festa que a freguesia de Vilarinho das Cambas voltou a celebrar o seu aniversário. Como já é habitual, no final das intervenções protocolares decorreu a partilha do bolo e o brinde com a comunidade vilarinhense no âmbito da celebração dos 801 anos da freguesia.
Comentários sobre o post