São Vicente atrai muitos fieis, que passarão no Monte, na freguesia de Sezures, no próximo fim de semana.
Os dias 20, 21 e 22, como é já habitual, reunirá muitos devotos daquela comunidade e forasteiros, para assistir às celebrações religiosas e às atuações dos artistas convidados e apresentados em Cartaz.
O tradicional ‘Arco de São Vicente’ foi levantado no passado dia 8, com o olhar atento da comunidade, que marcou presença para assistir a um momento marcante daquela festividade. “Uma alegria, numa atmosfera que estamos a ver, é sempre bom, ver toda a gente é sempre um prazer enorme, (…) uma tradição longa, nesta freguesia, que queremos manter e espero que dure por muitos anos.” –Começou por referir o responsável pela comissão de das festas, Luís Daniel da Silva.
O presidente da U. F. de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures, junta-se à comunidade para ajudar. “É um trabalho árduo, durante a semana iniciamos este trabalho, (…) com a União das Freguesias as pessoas julgavam que as tradições se iam perder e, não!” – salientou Jorge Amaral, presidente da Junta daquela União de Freguesias. Garantiu que as tradições são para manter e que tem manifestado o interesse em que a construção e levantamento do ‘Arco de São Vicente’ se concretize. “Ao longo dos anos fui aprendendo, (…) fui trabalhando, hoje estamos aqui – para meia hora de mais sofrimento – que quando o arco estiver levantado é um descarregar de energia, é uma responsabilidade bastante grande (…) para que este momento, seja ele, um grande momento.” – Lembrou o autarca.
Agora a festa chega ao dia de venerar São Vicente. As cerimónias religiosas, centram-se na Capela, localizada no Monte de São Vicente, com um miradouro magnífico.
Na música a Banda Myllenium – banda famalicense – abrirá a animação, anunciada no Cartaz das festas. No sábado sobe ao palco Tiago Maroto com a música tradicional portuguesa com uma sessão de fogo-de-artifício a fechar o dia.
No domingo as cerimónias religiosas iniciam de manhã, para a celebração da Eucaristia em Honra a São Vicente e à tarde a procissão, que percorrerá as ruas daquele monte. No final regressa a animação com Augusto Canário e Amigos.
No local haverá petiscos, iguarias regionais, o tradicional vinho palhete e os doces de romaria, muito apreciados pelos minhotos.
Comentários sobre o post