A Academia Alçapão está a organizar a sua primeira Tertúlia, dedicada ao 25 de Abril em Vila Nova de Famalicão. A conversa, que se realizará de um modo informal e intimista, tem como principal convidado o investigador e historiador famalicense, Artur Sá da Costa. A iniciativa está limitada às 50 primeiras inscrições gratuitas, que podem ser realizadas através do email alcapaoacademia@gmail.com.
O ambiente que antecedeu a Revolução de Abril, os famalicenses protagonistas da revolução, a atmosfera revolucionária no concelho, o Verão Quente, a Assembleia Constituinte e o 25 de Novembro, são alguns dos temas de conversa.
Artur Sá da Costa dedicou a sua vida à investigação e à preservação da memória histórica famalicense. Entre as suas obras, destaca-se a co-autoria de “Os Democratas de Braga”, onde estão reunidos o maior número possível de testemunhos daqueles que, no distrito bracarense, lutaram corajosamente contra o regime ditatorial deposto pela Revolução de 25 de Abril de 1974.
De recordar que a Academia Alçapão é uma nova estrutura de dinamização cultural, sediada na Associação Cultural, Desportiva e Social 1.º de Maio, em Requião.
Comentários sobre o post