Em comunicado, o PSD da Póvoa de Lanhoso mostra-se contra o aumento brutal no tarifário de saneamento proposto pela Câmara Municipal, e aprovado em sessão da Assembleia Municipal, realizada no passado dia 28 de fevereiro.
“O PSD, ao votar contra o aumento brutal no tarifário de saneamento, não está contra o alargamento da rede de saneamento. O PSD defendeu que o Município deveria seguir o caminho da eficiência do serviço, de modo a atingir o grau de cobertura de gastos pretendido e recomendado pela ERSAR. É um caminho difícil e que dá trabalho, mas é o caminho mais acertado. Mais que isso, o PSD defendeu os bolsos dos povoenses, pois este aumento significa um encaixe de cerca de 500 mil euros para os cofres do Município, à custa da contribuição/financiamento dos cidadãos”, acusam os social-democratas.
“A Câmara Municipal optou pelo caminho mais fácil, não se coibindo de apresentar uma proposta de aumento exponencial do tarifário deste bem essencial aos Povoenses, com o pretexto de se poder candidatar a fundos comunitários para alargar a rede de saneamento, e para não ter de devolver fundos comunitários de candidaturas anteriores”, referem ainda.
No comunicado é explicado ainda que, para o cálculo da cobertura de gastos, contribuem para além do aumento do tarifário, a eficiência do sistema, sendo que este é o ponto primordial apontado pela ERSAR. O que se pretende é otimizar o sistema e não onerar indevidamente os utilizadores. Sobre isto, diz o PSD, “em momento algum, este executivo apresentou as medidas a implementar ou a dar continuidade para diminuição das perdas, aumento do número de ligações e diminuição das infiltrações. Além da cobertura de gastos, registaram-se em períodos anteriores outros indicadores insatisfatórios, os quais não tiveram como consequência a devolução ou impossibilidade de acesso a fundos comunitários, e muito menos uma penalização deste calibre aos orçamentos mensais das famílias, comércio, empresas e instituições povoenses”.
“Fica, assim, a dúvida instaurada, cumprindo o executivo a proposta de investimento que formulou à ERSAR, que avanços no saneamento concelhio vamos ter? A proposta do executivo prevê um aumento brutal na tarifa de saneamento, que excede a acessibilidade ao serviço adequada e, para além disto, este executivo não é coerente quando se propõe a investir mais de 214.000€ nas redes de abastecimento e pouco de mais de 48.000€ na rede de águas residuais”, remata o PSD.






















Comentários sobre o post