No seguimento do alerta de perigo de incêndio rural muito elevado para o Concelho de Braga, a Divisão de Proteção Civil relembrou, através das suas redes sociais, as medidas de autoproteção a adotar caso se encontre numa situação de proximidade a incêndio rural.
Desta forma, se estiver próximo de um incêndio, deve ligar de imediato para o 112; retirar a sua viatura dos caminhos de acesso ao incêndio; e não prejudicar a ação dos Bombeiros, Sapadores Florestais e outras forças de socorro. Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco deve informar as autoridades.
Caso o incêndio se aproxime da sua casa, deve avisar os vizinhos, cortar o gás, e molhar abundantemente as paredes e os arbustos que rodeiam a casa. Fechar as portas, janelas e outras aberturas, correr as persianas ou portadas; retirar mobiliário, lonas ou lenhas próximas da habitação; e afastar tudo que possa arder junto às janelas.
Se ficar cercado por um incêndio, a Proteção Civil aconselha a que se dirija para um abrigo ou refúgio. Se não estiver próximo, procure uma zona preferencialmente plana, com água ou pouca vegetação; respire junto ao chão, se possível através de um pano molhado, para evitar inalar o fumo; e utilize um lenço húmido para proteger a cara do calor e dos fumos.
Comentários sobre o post