Os jovens atletas famalicenses que participaram na 14ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico, foram recebidos ontem à tarde, no salão da Assembleia Municipal, pelo Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, e pelo Vereador do Desporto, Pedro Oliveira.
De recordar que a prova aconteceu na cidade da Maia, de 5 a 8 de julho. Com uma comitiva constituída por 103 atletas, acompanhados por 21 técnicos e dois delegados municipais, Famalicão esteve representado nas modalidades coletivas de basquetebol feminino e masculino; andebol feminino; voleibol feminino e futebol masculino. Nas modalidades individuais esteve presente com a natação masculino e feminino; natação adaptada masculino e feminino, atletismo feminino e masculinos e atletismo adaptado masculino e feminino.
No total, Famalicão fez-se representar no pódio cerca de 24 vezes, sendo que destas, nove foram no primeiro lugar, nas modalidades de atletismo, natação e natação adaptada.
Os atletas presentearam os membros do executivo com uma camisola alusiva ao evento, assinada por todos os participantes, e ainda uma personalizada para o Presidente da Câmara, pelas mãos da atletas Sílvia e Tatiana, respetivamente atletas de Atletismo Adaptado e Andebol.
Mário Passos deixou um “agradecimento a todas as pessoas envolvidas e que possibilitaram esta representação forte nos Jogos do Eixo Atlântico”, valorizando atletas, dirigentes associativos, técnicos envolvidos e famílias dos atletas, pois “todos têm um papel fundamental no alcance dos sucessos desportivos que temos verificado (…) é tudo graças ao vosso empenho e dedicação”, realçou o edil.
Relativamente à importância da prática desportiva, o autarca salientou que “o desporto tem uma força intrínseca muito grande (…) é capaz de transmitir a imagem de um concelho, de nos dar notoriedade e prestígio, e a valorização do território”.
Com inicio em 1995, os Jogos do Eixo Atlântico realizam-se de dois em dois anos, e constituem-se como um evento desportivo transfronteiriço único na Europa. Envolve uma participação superior a 2000 atletas, provenientes de três dezenas de cidades das regiões do Norte de Portugal e Galiza, que constituem o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post