Oterritório continental será afetado por uma massa de ar polar até ao final do ano, com temperaturas negativas no interior. A partir do dia 1 de janeiro, o cenário muda com a chegada de uma massa de ar tropical.
Portugal Continental prepara-se para uma despedida de 2025 marcada por um cenário meteorológico de inverno rigoroso. De acordo com a última previsão especial, a influência de um anticiclone localizado a sul da Islândia transportará massas de ar polar para o território, resultando num acentuado arrefecimento e na formação de gelo e nevoeiros.
Entre os dias 29 e 31 de dezembro, o céu permanecerá, de forma geral, pouco nublado ou limpo. No entanto, a descida das temperaturas será a nota dominante:
Temperaturas Mínimas: No interior Norte e Centro, os termómetros devem descer até aos -3°C. No litoral, as mínimas oscilarão entre os 4°C e os 7°C.
Geada e Sincelo: A formação de geada é esperada em grande parte do interior. No Nordeste Transmontano e na Beira Alta, a combinação de nevoeiros persistentes e temperaturas negativas criará condições favoráveis à formação de sincelo. Nestas regiões, as máximas dificilmente ultrapassarão os 5°C.
Serra da Estrela: No dia 29, existe uma baixa probabilidade de aguaceiros que, a ocorrerem nos pontos mais altos da serra, serão sob a forma de neve.
A partir da tarde de dia 1 de janeiro, o padrão meteorológico sofre uma alteração significativa. O enfraquecimento do anticiclone permitirá a aproximação de uma depressão vinda do Atlântico Norte, trazendo consigo uma massa de ar tropical.
Esta mudança provocará um aumento gradual da nebulosidade de sul para norte e um aumento da intensidade do vento, especialmente no litoral Centro e na região Sul, onde as rajadas de sueste poderão ser fortes nas terras altas.
Até ao final do ano, o mar apresentará ondas de noroeste entre 1 a 1,5 metros na costa ocidental. No dia 1, a agitação marítima muda de direção para sudoeste. No Algarve, a ondulação será predominantemente baixa (inferior a 1 metro) até à manhã de dia 1, altura em que aumentará ligeiramente para ondas de sueste.
PUBLICIDADE






















Comentários sobre o post