O Passeio da Famalicidade, para assinalar o “Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer”.
Na segunda edição, a associação famalicense Casa Memória Viva (CMV), desdobrou o evento e proporciona, na tarde do próximo dia 21, um passeio pela cidade a 24 seniores, a bordo de dois velocípedes.
Na nota enviada à nossa redação o evento, solidário, este ano, por sortilégio do calendário, acontece exatamente na data instituída pela Organização Mundial da Saúde em 1994 para chamar a atenção dos governos, pode ler-se.
Aberto à participação de todas as pessoas interessadas em “redescobrir a cidade, em passada ritmada pela memória que dela temos e o olhar desperto pelo contemporâneo, conjugando atividade física, convívio e fruição cultural”, assinala a organização na mesma nota.
O evento tem início às 14h30 e decorre até às 17 horas.
Os cidadãos seniores e a pessoas com mobilidade condicionada e/ou em declínio cognitivo. A diferença é que, neste caso, os participantes serão transportados num “trishaw”, um velocípede a pedal com três rodas, que se movimenta com apoio de uma bateria, com capacidade para transportar duas pessoas num banco colocado à frente, sobre as duas rodas dianteiras, e manobrado por um condutor, instalado atrás, sobre a roda traseira.
Em Famalicão, no dia 21, estarão duas unidades, fruto de uma parceria da CMV com a associação Pedalar Sem Idade, com o intuito de “fazermos o ‘efeito demonstração’ suficiente para mobilizar o interesse de decisores institucionais e mecenas para que a oferta social de Famalicão passe a contemplar os trishaws como veículos de promoção do convívio e da interação social dos nossos seniores”, adianta o presidente da direção da CMV, Carlos de Sousa.
A variante para “Todos” do Passeio da Famalicidade, a realizar na manhã daquele dia, obriga à inscrição prévia (no site www.memoriaviva.pt ou no própria dia, antes da partida) e a um donativo mínimo de 5,00 euros, que se destina a custear as ações de sensibilização e de capacitação de cuidadores e familiares de pessoas com demência que a CMV vem realizando, enquanto a variante para “Seniores”, limitada, por razões operacionais, a 24 pessoas, tem participação gratuita, conclui a nota.
Comentários sobre o post