Um “Banco de Ajudas Técnicas”, que tem vindo a funcionar, no âmbito das ações do Lar “A Minha casa”, da Engenho-Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, viu renovado o protocolo existente.
Protocolo do domínio social que suporta esse Banco, o qual conta com o apoio e patrocínio da Cooperativa Elétrica do Vale d´Este.
Este protocolo, que vigora desde 2015, tem por objetivo disponibilizar diferentes tipos de ajudas técnicas a pessoas idosas, doentes e acamadas ,residentes na área de influência da ENGENHO, com especial incidência nas freguesias famalicenses, das zonas de concessão da CEVE.
“A Engenho, através das suas respostas sociais e serviços, tem equipas técnicas no terreno que diagnosticam as necessidades, articulam e resolvem os problemas com a maior celeridade possível, facto de extrema importância para o cumprimento eficaz do objetivo social do projeto”, sublinhou Luís Macedo, presidente do conselho de administração da CEVE.
Manuel Augusto de Araújo, o presidente da direção, enalteceu o “virtuosismo desta parceria” que, para além de responder a necessidades prementes de pessoas em situação de elevada vulnerabilidade, demonstra também – disse – o “olhar atento, a sensibilidade e a capacidade de intervenção para as questões sociais das comunidades locais, uma das marcas diferenciadoras da CEVE que, obrigatoriamente, devo elogiar e agradecer”.
Sofia Fernandes, vereadora da saúde e família da Câmara Municipal, renovou a importância desta parceria que – revelou – é “exemplar entre duas prestigiadas instituições do Vale do Este, com uma forte capacidade interventiva a favor do território e das comunidades.”
O Banco de Ajudas Técnicas já deu resposta a 84 pessoas, sendo que presentemente 18 pessoas beneficiam de 23 ajudas técnica, em várias freguesias.
No que se refere a tipologias, as ajudas mais procuradas são camas articuladas, cadeira de rodas, colchões anti-escaras, cadeiras higiénicas e andarilho. Um número significativo de ajudas técnicas estão alocadas aos utentes do Lar e do Centro de Dia.
Comentários sobre o post