O jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, uma publicação com 189 anos, uma das mais antigas do Mundo, renasce.
Os seus responsáveis anunciam: “O JSCML foi publicado pela primeira vez em 1835 e ressurge agora como uma plataforma de acesso aberto, sem custos para os autores e com publicações em inglês”.
Numa nota que fez chegar à nossa Redacção, para assinalar este renascimento, faz-se presente: “O JSCML abordará temas como educação médica, tecnologias da saúde, cuidados interdisciplinares, saúde global e outros temas de relevância para diferentes profissionais de saúde. O JSCML pretende ser um espaço privilegiado para estudantes universitários, incentivando a publicação dos seus estudos e protocolos. Médicos e outros profissionais de saúde, investigadores, engenheiros e estudantes são convidados a submeterem os seus trabalhos e perspectivas para publicação. A missão do JSCML será inspirar transformações positivas na saúde e no bem-estar das pessoas, promovendo a partilha de conhecimento e novas ideias que possam impulsionar avanços na área da saúde”.
Acrescenta-se que “O relançamento do JSCML conta com o apoio das duas Escolas Médicas mais antigas de Lisboa, que agora consideram o JSCML como a sua publicação científica oficial. Este reconhecimento é um testemunho do compromisso do jornal com o rigor científico e ético, reafirmando o seu compromisso na formação de profissionais de saúde”.
E uma última abordagem para deixar anotado: “Desde a data da sua fundação, em 1 de Dezembro de 1822, que a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento dos conhecimentos médicos em todos os ramos, nos seus aspectos teóricos e aplicados, de carácter individual, coletivo e social”.
Comentários sobre o post