Cerca de duas centenas e meia de profissionais ligados à investigação e intervenção, na área da Infância e da Juventude, estão a participar, entre hoje e amanhã, em Vila Verde, no 4º Congresso Intermunicipal sobre a Proteção desses escalões, sob o lema “As margens também são estradas”.
Estão lá responsáveis, da área social, de Barcelos, Esposende e Famalicão.
A Presidente do Município anfitrião salientou a “necessidade permanente de acompanhar a evolução cada vez mais acelerada da realidade social e responder aos desafios da atualidade”.
A mesma autarca precisou: “Esta é uma oportunidade para ficarmos mais fortes e enriquecidos, com informação e ferramentas que serão muito importantes para o trabalho do dia-a-dia com as nossas crianças e os nossos jovens”.
Numa nota, a Câmara vilaverdense revela outra afirmação da chefe da municipalidade: “É uma demonstração clara da importância do trabalho em rede para o sucesso desta missão de valorização social, e de que Vila Verde é um bom exemplo”.
O Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens junta profissionais de diferentes concelhos ligados à investigação e à intervenção com crianças e jovens em risco ou perigo, tais como magistrados e procuradores, técnicos de comissões de proteção de crianças e jovens.
O público-alvo abrange equipas multidisciplinares de assessoria técnica dos tribunais, profissionais de saúde e educação, de centros de apoio familiar, aconselhamento parental e outros serviços de âmbito social.
Do programa de conferências fazem parte, entre outros, temas como a inteligência artificial, cibersegurança e vulnerabilidade infantil, intervenção preventiva junto de crianças e jovens: o projeto Agarrados à Net; e a proteção da criança contra a violência sexual, através de meios digitais.
Comentários sobre o post