À celebração da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, associa-se a comemoração do «11º Aniversário do restauro do grande órgão de tubos» na Igreja Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães.
Segundo uma nota à comunicação social, as «V Jornadas do Grande Órgão Histórico» decorrem entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro.
“O evento contará com a participação do talentoso organista Daniel Ribeiro, natural de Paredes, que possui uma carreira destacada tanto em Portugal como no estrangeiro”, adianta a organização.
Antes de cada concerto haverá uma introdução à história e ao património da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, conduzida por Bruno Pereira, licenciado em história na Universidade de Coimbra.
“Entre o dia 30 de Novembro e o dia 8 de Dezembro haverá momentos musicais diários, visitas guiadas com 20 minutos de Emoção Musical e todas as celebrações contam com a música do grande órgão histórico”, pode ler-se na nota.
Classificada como Monumento Nacional, a Igreja Nossa Senhora da Oliveira, na Cidade Berço, “é guardiã de um dos maiores tesouros do património organístico do país”, considera a organização na mesma nota.
O grande órgão histórico, construído por Luís António de Carvalho (1766-1839) e concluído em 1841. Este é o maior órgão histórico do Norte de Portugal, com 2 teclados, 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos (dos quais 270 trombetas), e foi restaurado entre 2011-2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz, recorda.
A organização conclui que “estas jornadas são uma ocasião especial para unir a fé, a história e a beleza musical que se pode usufruir neste monumento nacional”.
Comentários sobre o post