A Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu, esta terça-feira, recomendar a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, com prioridade para as crianças com doenças consideradas de risco para COVID-19 grave.
A DGS adianta, em comunicado, que a vacina a utilizar será a Comirnaty, da Pfizer, visto que tem parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a formulação pediátrica.
“A avaliação risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública, é favorável à vacinação das crianças desta faixa etária“, considerou a Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, que deu o parecer positivo em que se baseia esta decisão.
Com base nos dados divulgados recentemente pela DGS, o número de novos casos de covid-19 em crianças tem vindo a aumentar e, apesar de a doença nestas faixas etárias ser habitualmente ligeira, podem existir “formas graves de covid-19” em crianças, levando a um maior número de hospitalizações, principalmente se existirem outras doenças de risco.
“A Comissão Técnica de Vacinação acrescenta que se deve manter o acompanhamento da situação epidemiológica, da evidência científica e de recomendações dos Estados membros. A recomendação pode ser alterada sempre que se justifique, nomeadamente, caso venham a ser conhecidos mais dados sobre novas variantes“, reforça ainda o comunicado da DGS.
Comentários sobre o post