O fim-de-semana não será risonho. A chuva continua presente em todo o continente, exceto nos distritos mais a Sul e na zona de Lisboa.
Toda a costa está sob alerta. De Viana do Castelo a Lisboa, de momento, apresenta-se alerta laranja, mas por volta das 18h00 torna-se vermelho. A restante costa do Continente, estará com aviso laranja. Na “linha” norte marítima, do arquipélago da Madeira, apresenta-se com aviso amarelo.
Os distritos a Norte e Centro apresentam diversos alertas, também, devido à queda de neve acima de 800 m, com acumulação acima de 1000 m, na ordem dos 10 cm. Impactos prováveis: Perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo.
As temperaturas descem bruscamente. Esta mudança do estado do tempo está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica. Esse ciclone permite a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias. Um dos núcleos desta região é a depressão LOUIS de que não sabemos, ainda, consequências para o território português.
Em Famalicão, a máxima será de 12º, com mínima de 7. Na Zona Norte, a máxima alcança os 12º, com mínima de 3 e, no Centro, os termómetros estarão entre os 15 e os 0º. No Sul, a máxima será de 16º, com mínima de 7.
No arquipélago dos Açores, apenas com nuvens, a máxima alcança os 17º, com a mínima nos 11 enquanto que, na Madeira, as temperaturas estarão entre os 22 e os 15º.
Atenção à chuva! Tenha uma condução defensiva. Em tempo mais instável, todos os cuidados são poucos.
Comentários sobre o post