A Câmara Municipal de Vila Verde lançou a iniciativa “Vila Verde + Amigo do Ambiente”, que atribui um benefício total de 12 euros aos munícipes que optarem pela fatura eletrónica e pelo débito direto. A medida visa reduzir a pegada ecológica e otimizar a gestão dos serviços de água e saneamento.
Com o objetivo de modernizar a relação com os consumidores e incentivar o uso de meios digitais, o Município de Vila Verde decidiu premiar a sustentabilidade. O incentivo garante um desconto de dois euros mensais durante os primeiros seis meses após a adesão conjunta à fatura eletrónica e ao débito direto. Aquele benefício de 12 euros totais aplica-se tanto a novos aderentes como a quem já utiliza ambas as funcionalidades, refere um comunicado do município vilaverdense.
Atualmente, apenas 8,1% dos utilizadores do concelho utilizam o formato digital, um número que o vereador do Ambiente, Carlos Tiago Alves, considera baixo. Segundo o autarca, aquele cenário “representa um défice operacional com impacto direto na mão de obra disponível e uma pegada ambiental desnecessária“.
Para colmatar falhas logísticas, a impressão e distribuição das faturas físicas passarão a ser asseguradas pelos CTT, permitindo que os serviços municipais se foquem na reorganização dos circuitos de leitura e na verificação técnica dos contadores, pode ler-se.
A estratégia de modernização inclui ainda a instalação dos primeiros 1.000 contadores com telemetria. Aquela tecnologia permitirá: leituras remotas, o que elimina a necessidade de visitas presenciais. Precisão na faturação baseada no consumo real e não em estimativas e na segurança de deteção precoce de fugas de água ou atos ilícitos, refere.
Paralelamente à transição digital, a autarquia está a desenvolver uma campanha de sensibilização para a reciclagem, estando a decorrer um concurso para a criação de uma mascote oficial. Aquelas medidas surgem num momento de expansão, com o Município a investir no alargamento da rede pública de água e saneamento em todo o concelho, conclui.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post