O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou dois novos concursos para o sorteio de 39 habitações com rendas reduzidas em várias zonas do país. As famílias interessadas têm até ao dia 9 de fevereiro para submeter as suas candidaturas exclusivamente por via eletrónica, através do Portal da Habitação.
O IHRU, I.P. anunciou a abertura de dois concursos destinados a facilitar o acesso à habitação em Portugal, disponibilizando 39 imóveis sob o regime de arrendamento acessível. A oferta abrange uma grande diversidade de tipologias, desde T0 a T5, adaptando-se a diferentes realidades familiares, informa uma nota enviada à nossa redação.
As habitações a sorteio encontram-se distribuídas estrategicamente pelos seguintes concelhos: Lisboa; Porto; Vila Nova de Gaia; Amadora; Almada; Caldas da Rainha.
Podem candidatar-se cidadãos em nome individual ou agregados familiares que cumpram os requisitos definidos nos avisos oficiais. No entanto, o regulamento estabelece grupos prioritários para a atribuição destas casas:
Jovens: Agregados com idade até aos 35 anos.
Famílias Monoparentais: Agregados constituídos por apenas um progenitor.
Quebra de Rendimentos: Famílias que tenham sofrido uma perda de rendimentos superior a 20% face aos três meses anteriores ou ao período homólogo do ano anterior.
Todas as candidaturas devem ser formalizadas até ao próximo dia 9 de fevereiro de 2026. O processo é realizado exclusivamente online através da plataforma oficial: ihruarrenda.portaldahabitacao.pt.
Para auxiliar os interessados, o IHRU disponibiliza ainda um Guia de Apoio ao Candidato no Portal da Habitação, onde podem ser consultados todos os detalhes técnicos e as condições específicas de cada imóvel a concurso, conclui.
PUBLICIDADE






















Comentários sobre o post