“A aposta estratégica na qualificação é o motor para mais desenvolvimento e competitividade do território” – assinalou o Presidente do Município de Famalicão.
Mário Passos, que falava sobre o Ensino Profissional que recebeu novo impulso no Concelho, disse que o Município, através da Rede Local de Educação e Formação, tem investido nesse domínio, apostando – revelou – “no crescimento do ensino profissional no concelho e na qualificação de recursos humanos especializados? O autarca aproveitou para certificar, afirmando: “o impulso que demos a estas candidaturas, feitas em articulação com a rede local, é disso reflexo”.
O Chefe do Executivo Camarário, comentou essa aprovação: “Cremos ser reflexo das boas práticas que temos tido, de articulação entre todos os parceiros da Rede Local de Educação e o universo empresarial, para a concretização de um território ainda mais preparado para os desafios da formação e empregabilidade no futuro”, acrescentou Mário Passos.
O Concelho de Famalicão deu conta da aprovação de três candidaturas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a criação, nas Escolas Padre Benjamim Salgado, Camilo Castelo Branco e na Profissional Cior, dos designados Centros Tecnológicos Especializados, estruturas vocacionadas para o ensino profissional que vão amplificar a capacidade instalada, modernizar e acrescentar novos cursos à oferta formativa.
Em comunicado de imprensa, do respetivo Gabinete da municipalidade, é dado nota que “o financiamento dos três projetos aprovados ronda os 3,2 milhões de euros e vai permitir a requalificação de espaços e equipamentos, com o objetivo de promover mais quadros especializados, capazes de corresponder às necessidades do mercado de trabalho, de uma região cada vez mais tecnológica e produtiva”.
Dos três projetos aprovados um é direcionado parra a especialização na indústria e os outros dois para a área da informática.
Comentários sobre o post