Um Plano de acção para a transição e eficiência energética vai ser colocado em prática, brevemente, em Famalicão, face ao presente momento.
Poder-se-á estar a falar de uma poupança de 7,1 milhões de euros.
O Plano, que é lançado – alertam as Entidades Europeias, Nacionais e Autárquicas – para não se apagar o futuro, convida-nos a poupar energia.
É um apelo da Comissão Europeia que o Município de Famalicão abraça.
A autarquia, consciente da situação actual, resultado da guerra da Ucrânia, vai iniciar uma campanha de sensibilização que, e para já, incidirá junto da população escolar da EB1, Luís de Camões.
As medidas a implementar, contemplam restrições de consumo de energia, em Escolas e Piscinas Municipais, optando-se por iluminação LED; corte de iluminaçãodecorativa em edifícios e espaços públicos, a partir das 21H00, no Inverno e, depois das 22H00, no Verão; criação de Programas de Eficiência Energética; redução de 30 minutos no horário de iluminação pública; e outras.
Com esta acção, a factura energética do Município deve registar uma poupança de 30% de consumo de energia, com uma previsão, em 2023, como já referido, de não se gastarem 7,1 milhões de euros.
Comentários sobre o post