A Águas do Norte assinalou o Dia Mundial da Saúde, esta quinta-feira, dia 7, com a realização de vários eventos nos Municípios de Guimarães, Vila do Conde e Vinhais. Estiveram presentes cerca de 500 crianças, dos vários graus de ensino, e de membros dos respetivos Executivos Municipais e Agrupamentos Escolares. As sessões realizadas abordaram o tema da alimentação saudável e do consumo de água da torneira, e incluíram a visualização do filme “Dimensão S”.
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente nos domínios da Educação para a Saúde, Ambiental e para o Desenvolvimento Sustentável, a Águas do Norte pretende fortalecer a sua proximidade com as comunidades locais. O objetivo é potenciar a concretização dos seus objetivos de responsabilidade social e ambiental junto dos Municípios, integrados nos dois sistemas, cuja exploração e gestão lhe está atribuída – o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e o sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”.
A Obesidade Infantil é considerada pela OMS a epidemia global do século XXI, sendo que, em Portugal, cerca de 30% das crianças tem excesso de peso. Desta forma, constituindo-se o projeto “Movimento S” como um movimento global de saúde, de sustentabilidade, e uma iniciativa que tem por base o combate à obesidade infantil, a Águas do Norte decidiu associar-se ao mesmo, no sentido de assim poder contribuir não só para que aquela percentagem seja diminuída, como também para criar uma mudança de mentalidade na sociedade portuguesa.
Através deste projeto, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Águas do Norte aposta na Educação Ambiental como um pilar fundamental do sucesso das políticas de sensibilização ambiental que pretende levar a cabo, em parceira com os seus Municípios Utilizadores.
Comentários sobre o post