O 6º Encontro GelAvista realiza-se nos dias 11 e 12 de Outubro pelas 14:30h, em formato híbrido, ou seja, com atividades organizadas para formato presencial e online.
No dia 11 de outubro, no CIIMAR de Matosinhos, serão apresentados os resultados mais recentes do programa GelAvista, em que se focará também a região norte de Portugal. A informação apresentada terá como base os avistamentos enviados voluntariamente pelos observadores GelAvista sobre as espécies gelatinosas que ocorrem nas águas de Portugal continental, Açores e Madeira.
Serão ainda apresentados os resultados de um estudo sobre a Caravela-portuguesa, desenvolvido por alunas da Universidade do Algarve e Lisboa em colaboração com o GelAvista, no âmbito do programa Sê investigador por 3 semanas do CEAUL (). Teremos ainda Sonia Gueroun, a trabalhar no projecto GoJelly (https://gojelly.eu/) que falará sobre o ciclo de vida da medusa-do-Tejo, um trabalho que inclui dados GelAvista.
Os convidados deste ano são a Professora Alenka Malej do National Institute of Biology na Eslóvenia que apresentará o seu trabalho sobre a ocorrência de medusas no Mar Adriático e o futuro das suas zonas costeiras, e o fotógrafo de natureza Luís Quinta que revelará algumas das belas imagens de espécies gelatinosas que captou em águas portuguesas. Poderá encontrar mais detalhes sobre cada convidado abaixo.
No dia 12 de Outubro, em formato exclusivamente online, a equipa GelAvista planeou um workshop sobre a identificação dos organismos gelatinosos que ocorrem em Portugal.
Consulte o programa detalhado para mais informações.
Para assegurar que todas as medidas de segurança e higiene social são cumpridas, o Encontro presencial no CIIMAR de Matosinhos será limitado a 50 pessoas. Se pretender assistir presencialmente, terá de enviar um email para plancton@ipma.pt para confirmar a sua inscrição.
O encontro será também transmitido online. Para participar neste formato, deve inscrever-se através dos seguintes links:
11 de Outubro, 14:30h:
12 de Outubro, 14:30h:
Comentários sobre o post