A Câmara Municipal de Vila Verde vai reforçar as verbas a transferir para as juntas de freguesia, como apoio para suportar as despesas com a limpeza de espaços públicos. “O aumento global é superior a 26 por cento, passando dos atuais cerca de 1 milhão de euros para 1.268.342 euros“, explica o Município, em comunicado.
A autarca municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, justifica que o reforço das verbas visa assegurar as melhores condições para a gestão e manutenção dos espaços públicos e corresponder ao esforço das juntas de freguesia na execução do trabalho. A medida procura, por outro lado, responder à necessidade de cobrir o aumento de custos nas operações de limpeza e que se tem verificado, de forma particular, ao nível de combustíveis e utilização de máquinas.
Com efeito, a partir de janeiro de 2023, a medida passará também a abranger a limpeza e manutenção de todas as zonas de lazer ribeirinhas do concelho, que foram transferidas para as respetivas Juntas, com a atribuição de um valor fixo para essa tarefa, consoante a área em causa.
A atualização das verbas para “gestão e manutenção de espaços vedes e a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros” vai ser sujeita à apreciação da Assembleia Municipal agendada para esta segunda-feira.
Comentários sobre o post