Mostra artística e literária homenageia 15 mulheres marcantes da cultura ibérica e inaugura esta quinta-feira, com entrada livre.
A Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela acolhe, a partir das 21h00 desta quinta-feira, a sessão de abertura de “Rostos Inabaláveis”, um projeto multifacetado da artista plástica Sílvia Mota Lopes que cruza a pintura e a literatura. A iniciativa celebra o legado e a resiliência de 15 mulheres que marcaram a história, a cultura e a literatura de Portugal e de Espanha, contando com a colaboração de um painel alargado de personalidades femininas contemporâneas.
Através de uma coleção de retratos, a artista propõe-se a dar “rosto e voz” às trajetórias de resiliência de 15 “mulheres-farol”. Entre as homenageadas figuram nomes incontornáveis das letras e da cultura ibérica, tais como: Agustina Bessa-Luís; Natália Correia; Lídia Jorge; Rosalia de Castro; Maria Teresa Horta; Maria Ondina Braga.
O projeto estende-se além das telas e ganha forma num livro homónimo, que estabelece um diálogo direto entre a imagem e a palavra escrita. Para enriquecer esta vertente literária, Sílvia Mota Lopes desafiou 15 leitoras, poetas, escritoras, artistas e jornalistas a partilharem as suas próprias leituras e interpretações sobre as personalidades homenageadas.
Este painel de colaboradoras inclui nomes como Isabel Cristina Mateus, Marta Amaral Caldeira, Lília Tavares, Lídia Borges e Fátima Marinho, entre outras. A obra conta ainda com um texto introdutório assinado por Cândido Oliveira Martins.
PUBLICIDADE
























Comentários sobre o post