Cerca de 40 novos produtos lançados e um vasto conjunto de eventos e atividades diversas marcaram o regresso da programação “Fevereiro – Mês do Romance”, que reforçou a afirmação da marca Namorar Portugal. O Lenço de Namorados foi a referência inspiradora, consolidando-se como o ícone identitário do concelho de Vila Verde.
A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, faz um “balanço extremamente positivo”, sublinhando o impacto do evento para o período de “especial dinamização a nível sobretudo económico, social e cultural que se viveu no concelho” durante o Mês do Romance.
Enaltecendo a grande adesão e mobilização de participantes nas ações que foram sendo desenvolvidas em diferentes pontos do concelho e do país, Júlia Fernandes sublinhou a satisfação por ter podido constatar que a marca Namorar Portugal e os seus parceiros conseguiram “vencer e superar o impacto negativo da pandemia”.
“Perceber toda a forte dinâmica que se mantêm nesta relação com cerca de 70 parceiros e contrariar desta forma os riscos negativos que poderiam ter estes quase dois anos de quebra e mesmo paralisação ao nível da rentabilidade, devido à pandemia, é um motivo especial de orgulho e uma prova de consolidação e maturidade do Namorar Portugal”, assumiu a autarca.
O impacto do Mês do Romance foi destacado pela valorização do concelho também no contexto nacional, com particular relevância através das atividades do Dia de S. Valentim e da Gala Namorar Portugal, cuja realização foi acompanhada por milhares de pessoas.
A presidente da Câmara de Vila Verde salientou ainda o sucesso deste Mês do Romance “pela esperança e pela força anímica que representa perante o novo momento difícil com que o Mundo se depara neste momento, face ao conflito armado que se desenrola na Ucrânia”.
“Confrontados pela devastação desta nova guerra, depois de anos marcados por crises financeiras e económicas sucessivas e quando estamos prontos para a superar a pandemia, é importante percebemos a mensagem genuína de amor e valores que transmitem os tradicionais Lenços de Namorados. É um refúgio e um sinal de esperança”, defendeu Júlia Fernandes.
Aposta ganha na inovação
Os vestidos de noiva e os mais variados acessórios e produtos ligados à cerimónia de casamento foram a grande atração do último fim-de-semana do Mês do Romance. O Espaço Namorar Portugal, no centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde, acolheu ainda a apresentação do Bolo de Casamento e um Cortante de Bolachinhas Namorar Portugal.
O encerramento da programação foi assinalado com a divulgação de novos produtos da Aliança Artesanal, neste caso para decorações de mesa sempre inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados, desde a toalha, argolas e naperons de corredores de mesa, entre os mais diversos artigos Namorar Portugal que ao longo do mês foram sendo apresentados.
Doçaria e gastronomia, licores, chás e chocolates, joalharia, calçado, vestuário, têxteis-lar e de decoração, cerâmica, beleza e estética, entre outros, são alguns dos setores de produção a que se dedicam os parceiros da marca Namorar Portugal, com um peso cada vez mais reconhecido ao nível da criação de emprego e dinamização económica do concelho.
A aposta estratégica no recurso à inovação para potenciar a valorização da “identidade artesanal regional no mundo globalizado” e para criar “novas oportunidades de negócio e novas carreiras profissionais” foi, de resto, um reconhecimento assumido numa mesa-redonda “Os Lenços de Namorados no Tempo do Urban Craft”, que juntou investigadores, académicos, autarcas, empresários e líderes associativos.
Como referiu a presidente da Câmara de Vila Verde, os lenços falam de amor, emoções e sentimentos, relativamente a diferentes aspetos da vida, das relações familiares e amorosas à terra e ao planeta. “Estamos a falar de um pano branco de linho, que é um autêntico tesouro, uma verdadeira obra de arte, feita com simplicidade e por uma rapariga em idade de casar, mas que chega aos nossos dias com um valor incomensurável”, sublinhou Júlia Fernandes, valorizando a afirmação de Vila Verde como “Terra de Amor, onde o Amor acontece”.
Comentários sobre o post