Está a ser desenvolvido, pela Universidade de Coimbra (UC), um iniciador mais seguro e amigo do ambiente, para ser utilizado na pirotecnia, designado de FreePyro. Segundo os investigadores, os resultados “são bastante promissores”, como refere a Universidade em comunicado à imprensa.
A ideia é «desenvolver um iniciador mais sustentável e mais seguro, que não contenha substâncias consideradas explosivas, nem substâncias nocivas e que possa ser manipulado com toda a segurança. Na sua maioria, os iniciadores tradicionais são baseados em composições que contém chumbo ou mercúrio, matérias que têm um impacto negativo no meio ambiente e são também classificadas como perigosas, devido ao elevado risco na sua manipulação e utilização» – explica Ricardo Mendes, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UC.
A grande diferença na composição deste novo produto, «é que, mesmo com uma iniciação em massa não produz explosão, porque não produz gases. Portanto, num incêndio, nunca haverá uma explosão. Por oposição, os iniciadores tradicionais, que são compostos por outro tipo de substâncias que geram temperaturas altas, mas também gases, podem originar explosões suscetíveis de causarem danos significativos» – ressalva o mesmo investigador.
Segundo a equipa de investigadores, este novo produto terá vantagens a nível ambiental, de segurança e económico, uma vez que «contém substâncias com menor impacto no meio ambiente, tem a potencialidade de ser reutilizável, o transporte, o armazenamento e a utilização serão mais seguros e ainda, poderá evitar, no futuro, a importação deste tipo de produtos» – conclui.























Comentários sobre o post