Uma Caminhada pelo Caminho de Santiago (troço local), com organização do Município da Trofa, vai realizar-se na 4.a f, dia 27, tendo início no Largo do Dívino Espírito Santo, em S. Mamede do Coronado; e fim, na Ponte de Lagoncinha, freguesia de Lousado, V. N. de Famalicão.
“Para os amantes da História, esta é uma oportunidade única de ouvir e perceber o que motiva os peregrinos a percorrer os caminhos de Santiago.” – manifestou, a propósito da iniciativa, Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.
O arqueólogo, historiador e comunicador Joel Cleto vai acompanhar todo o trajecto e comentar o Caminho, no tocante aos peregrinos, às suas motivações e, ainda, sobre o fenómeno de massas em que se tornou a Peregrinação a Santiago de Compostela.
Inserido no Caminho Português Central (por Braga), o troço da Trofa conta com uma extensão de 14 quilómetros, que abrange três freguesias do Concelho, nomeadamente a União de Freguesias do Coronado (S. Mamede e S. Romão), Covelas e a União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago). Com uma duração aproximada de 3h30m e grau de dificuldade médio, conta com passagens junto da Capela do Divino Espírito Santo, da Capela de São Bartolomeu e, na sua parte final, no troço da antiga via romana, no lugar de Ervosa que liga à Ponte da Lagoncinha. Ao longo do percurso, encontra-se, também, a Igreja Matriz de São Romão do Coronado e a Capela de São Gonçalo, em Covelas.
A Câmara Municipal da Trofa assegura o transporte de todos os participantes do final do percurso até ao ponto de partida. Os participantes deverão levar farnel para o almoço ou poderão almoçar nos estabelecimentos comerciais, junto à Capela de São Gonçalo, Covelas.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e os interessados podem efectuá-las, até dia 22 de novembro, através do e-mail: patrimoniocultural@
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post