Cerca de mil pessoas participaram no evento «Rota das Colheitas de Vila Verde» que se estendeu, este domingo até Dusseldorf, organizado pelo Clube Português daquela cidade alemã e com a participação de cozinheiros e cozinheiras de Sabariz, que levaram os potes em ferro e os sabores das tradições gastronómicas de Vila Verde para a Festa do Caldo do Pote de Sabariz.
Além de dez caldos diferentes, feitos em potes de ferro sobre fogueiras, foram igualmente confecionadas as tradicionais pataniscas de bacalhau. Também como em Sabariz, os caldos foram servidos em malgas de barro e com broa, levadas de Portugal para a Alemanha.
A representar o município de Vila Verde esteve o vereador Patrício Araújo. A representar o nosso país esteve Lídia Nabais, a Cônsul-Geral de Portugal em Dusseldorf, que agradeceu a oportunidade de partilhar com os emigrantes portugueses e os alemães “a nossa boa gastronomia e as nossas tradições regionais“.
A iniciativa partiu de três empresários vilaverdenses, radicados na Alemanha, que tiveram a ideia de dar a conhecer as tradições do município do qual são oriundos. José esteves, um dos empresários a trabalhar naquele país, lançou o convite à presidente da C. M. de Vila Verde para estar presente, em Dusseldorf, no segundo domingo de Novembro de 2023.
Em Portugal, estará presente, no terceiro sábado de setembro de 2023, a Cônsul-Geral Lídia Nabais, que manifestou a intenção de participar na Festa do Caldo do Pote em Sabariz, Vila Verde.
Comentários sobre o post