O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (CX A2D) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (CMVNF) foram reconhecidos pelo Guinness World Records, sábado, dia 2, na obtenção do recorde mundial pelo maior número de jogos de xadrez, jogados em 24 horas, uma marca alcançada a 20 de julho de 2024.
A cerimónia de reconhecimento decorreu durante a abertura da época desportiva 2024/2025 do CX A2D, que incluiu o V Torneio Interno Rápidas, vencido por João Romano.
Além disso, o “Guinness World Records: Torneio 20.º Aniversário Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis” foi nomeado para a categoria “Evento Desportivo do Ano” na IX Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, que se realizará a 10 de novembro.
No que diz respeito o V TORNEIO INTERNO RAPIDAS CX A2D o grande vencedor foi João Romano com uma performance invicta: 5 vitórias e 1 empate. João Afonso obteve pior coeficiente de desempate que o líder e posicionou-se em 2.º lugar. Diogo Lopes fechou o pódio absoluto com 5 pontos (5 vitórias e 1 derrota). A Mestre FIDE Inês Silva venceu o 1.º lugar feminino.
Participaram 24 atletas neste evento xadrezístico dirigido por Mário Oliveira e arbitrado por Carlos Dias disputando-se seis partidas em ritmo rápido (5 minutos mais três segundos de incremento por lance promovendo-se uma vez mais uma competição intergeracional.
Os vencedores por escalão foram: Artur Lemos (Veterano), Carlos Daniel Sampaio (Sub-20), João Afonso (Sub-18), Duarte Abreu (Sub-16), Marco Silva (Sub-14), Manuel Ribeiro (Sub-12), Francisco Silva (Sub-10) e Gonçalo Lopes (Sub-08).
Esta iniciativa contou com o apoio do polo desportivo do CIIES-Vale S. Cosme e do CX A2D, além do patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. No final, todos foram unânimes em elogiar o trabalho de formação desenvolvido pelo CX A2D no âmbito concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras.
Comentários sobre o post