O Núcleo da Juventude Social Democrata da União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela homenageou, no passado sábado, dia 12, cerca de 50 bombeiros, pelo seu serviço prestado à população.
Depois da homenagem aos combatentes, na freguesia de Portela Santa Marinha, o Núcleo procedeu agora à entrega de medalhas aos bombeiros que residem na União de Freguesias e ainda à inauguração de uma escultura comemorativa, junto à sede da Junta de Freguesia. “Fazemos isto pois merecem o nosso carinho, o nosso reconhecimento e o nosso louvor”, afirmou Luís Barroso, Presidente da Comissão Política da JSD.
“Muito obrigado pelo vosso empenho, pelo tempo que nos dão e pela segurança que nos transmitem, pois sabemos que são os melhores profissionais. Para isso, passam horas em formações constantes. Saibam que reconhecemos o vosso trabalho”, endereçou aos bombeiros presentes.
Face aos obstáculos crescentes no que ao voluntariado diz respeito, o dirigente realça a dinâmica existente em Famalicão: “Neste momento, no mundo associativo e do voluntariado cada vez está mais difícil de albergar pessoas para estas associações, mas penso que em Famalicão tem resultado bastante bem, fruto das boas corporações que temos. Daí sermos o concelho do país com mais bombeiros”.
O Presidente de Junta da União de Freguesias, Bernardino Martins, congratulou esta iniciativa. “Quando a JSD me pediu para colocar aqui uma estátua para os bombeiros vi com bom grado, pelo facto de termos muitos bombeiros aqui na União de Freguesias”, partilhou o autarca.
Assegurou que “a Junta está aberta a qualquer entidade que queira usufruir do espaço para homenagear seja quem for”, desta vez foram os bombeiros, pelo trabalho meritório que realizam diariamente.
Bernardino Martins apelou ainda à união da comunidade. “Nós só conseguimos fazer melhor se a comunidade estiver unida e se estiver do nosso lado a apoiar-nos para conseguirmos fazer o trabalho que temos vindo a fazer. Só unidos é que conseguimos que as coisas se concretizem, toda a gente fica satisfeito”, concluiu.
Esta cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, que falou sobre uma homenagem cheia de significado. Os Bombeiros Voluntários são pessoas muito importantes no âmbito do socorro destas mesmas comunidades, e, como referiu, “nunca é demais reconhecermos quem trabalha por todos nós”.
“Deve deixar-nos muito satisfeitos, como a mim também me deixa. Trata-se do chamado protagonismo juvenil que é muito importante para que a vida e as dinâmicas das nossas comunidades sejam cada vez mais incrementadas no futuro. E é por via da juventude que temos salvaguardado estas dinâmicas e sensibilidades para com as comunidades”, afirmou.
“Quero que esta iniciativa tenha um âmbito de contágio. Não só os nossos bombeiros voluntários, mas também todos nós, por forma a que estejamos sempre atentos, em alerta para nos ajudarmos mutuamente, e nomeadamente, aqueles que mais necessitam de nós”, avançou.
O líder da JSD, Luís Barroso, aproveitou ainda a oportunidade para deixar duas propostas ao Presidente da Câmara, apelando assim à implementação de mais medidas de apoio aos profissionais de socorro.
“Gostaríamos de lhe deixar uma proposta para analisar. Um dos apoios aos nossos bombeiros é a devolução do IMI. Parece-nos que é uma boa ajuda. Este apoio é merecido, mas há bombeiros que já têm essa isenção por meio de outros apoios. Então, a proposta seria fixar um valor e atribuir a todos os bombeiros, pagos em duas prestações anuais. Esta proposta visa ajudar de forma igual todos os bombeiros”, apontou em primeiro lugar.
Seguiu-se uma proposta de criação de um cartão familiar direto para que as famílias (esposas e filhos) dos bombeiros, para que “possam usufruir de algumas regalias no concelho, tais como entrada gratuita nas piscinas, na Casa das Artes, ou outros apoios municipais”.
O presidente Mário Passos respondeu ao repto e relembrou que “no que respeita aos apoios aos Bombeiros Voluntários foi iniciada uma trajetória há pouco tempo, cerca de um ou dois anos, por forma a que hajam alguns benefícios para os Bombeiros Voluntários”.
Comentários sobre o post