A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresenta, na próxima terça-feira, dia 27 de setembro, o seu Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND). A sessão pública está agendada para as 11h00, no pequeno auditório da Casa das Artes.
Em nota de imprensa, o Município informa que o plano, aprovado em fevereiro pelo executivo municipal, tem como objetivos gerais “a sensibilização da comunidade para a importância das questões relacionadas com a igualdade e não discriminação e a eliminação de estereótipos no processo de desenvolvimento local“.
O PMIND resulta de um diagnóstico elaborado no concelho, com a participação e envolvimento ativo de entidades locais que, em parceria com o Município, aceitaram o desafio de conceber uma estratégia comum nesta matéria.
De destacar que o plano aponta para a aplicação de perto de três dezenas de medidas, nomeadamente: a eliminação das barreiras arquitetónicas nos edifícios públicos geridos pela autarquia; a adaptação de placas de informação para braile; a disponibilidade de atendimento em língua gestual; a criação do prémio «+ Igual», que permitirá distinguir projetos inovadores na área da promoção da igualdade; a criação de um banco de ajudas técnicas para os cidadãos portadores de deficiência e o desenvolvimento de amplas campanhas de sensibilização sobre a temática.
O primeiro PMIND foi implementado entre 2016 e 2020, sendo esta a segunda edição.
Comentários sobre o post