Santo Tirso, 15 de Dezembro de 2025 — O Município de Santo Tirso reafirma a sua posição de liderança em sustentabilidade e qualidade de vida, ao ser novamente distinguido com a Bandeira Verde – Município ECOXXI. Esta é a sétima conquista consecutiva do galardão, consolidando um percurso de mérito e evolução contínua desde a sua adesão ao programa em 2005.
A avaliação mais recente, que analisa 21 indicadores, coloca Santo Tirso no topo, com a pontuação máxima em quatro áreas de particular relevância:
Transparência, Digitalização e Conectividade: Demonstração de excelência na modernização e acessibilidade da administração municipal.
Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Forte envolvimento da comunidade nas políticas ambientais.
Saúde e Bem-Estar: Reflete o investimento na melhoria das condições de vida e saúde da população.
Qualidade do Ar e Informação ao Público: Confirma o compromisso com a monitorização e divulgação de dados ambientais essenciais.
Esta pontuação de excelência é um testemunho do “trabalho consistente desenvolvido na capacitação das estruturas municipais, no envolvimento da comunidade e na melhoria das condições ambientais do território,” segundo fonte municipal.
A participação de Santo Tirso no Programa ECOXXI remonta à sua implementação em 2005. Desde a edição de 2007/2008, o município tem vindo a conquistar ininterruptamente a Bandeira Verde.
Os resultados expressivos obtidos ao longo dos anos sublinham aquele compromisso: 2022 (87,0%); 2023 (83,8%); 2024 (86,2%);
O reconhecimento do trabalho de Santo Tirso é tal que, em 2021, o município teve a honra de acolher a Cerimónia de Entrega das Bandeiras Verdes, realizada na Fábrica de Santo Thyrso, num claro sinal do papel que o concelho desempenha no âmbito da sustentabilidade nacional.
A revalidação da Bandeira Verde ECOXXI inspira o Município de Santo Tirso a prosseguir com a sua estratégia de desenvolvimento sustentável, focada no bem-estar dos seus cidadãos e na preservação do ambiente.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post