A quarta edição do evento Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI 2023 decorreu na passada quinta-feira, dia 13, em Miranda do Corvo.
De Famalicão, foram galardoadas quatro freguesias – Lousado, Castelões e a Uniões de Freguesia (U.F.) de Famalicão e Calendário e Seide. A cerimónia contou com a presença do vereador do Ambiente do Município famalicense, Hélder Pereira e dos autarcas locais das referidas freguesias.
O objetivo é “divulgar e distinguir as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socioeconómico e cultural, implementadas nos últimos dois anos” – informa um comunicado do Município.
Foram entregues 131 Bandeiras Verdes a freguesias de 75 municípios do país, sendo que destas, 12 foram reconhecidas com grau Ouro, 56 com grau Prata, como é o caso de Lousado e da U.F. de Famalicão e Calendário, e 63 com grau Bronze, como é o caso de Castelões e da U.F. de Seide.
Segundo a nota esta avaliação é baseada num conjunto de dez indicadores “que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade”.
Comentários sobre o post