A Associação Cultural e Pedagógica “Ponte…nas ondas!” conta com mais de 25 anos na divulgação do Património imaterial galego-português.
Em dezembro, irá ser decidida a inscrição da “Ponte…nas Ondas!” na UNESCO, como modelo de boas práticas com o Património Cultural Imaterial, no Registo das Boas Práticas da UNESCO.
A candidatura foi apresentada por Portugal e Espanha, em março de 2021, e trata-se da primeira inscrição galego-portuguesa na UNESCO.
No informe, é reconhecido o trabalho desenvolvido pela associação ao longo destes 27 anos.
A Xunta da Galiza confirmou que vai implementar o modelo da “Ponte…nas ondas!” no seu sistema educativo e pretende acordar com Portugal e Espanha a mesma decisão.
A Ministra de Educação e Cultura de Espanha, Pilar Alegría, manifestou, junto da Associação, o apoio do seu ministério.
O embaixador de Espanha na UNESCO, José Manuel Uribes destacou que “Ponte…nas ondas!” “é um projeto perfeito em tudo o que tem a ver com a filosofia da UNESCO”.
O Parlamento da Galiza aprovou uma declaração institucional, de forma a apoiar a inscrição de “Ponte…nas ondas!”.
“Ponte… nas ondas!” faz apelo às escolas.
A Associação Cultural e Pedagógica “Ponte…nas ondas!” faz um pedido de apoio às escolas portuguesas e galegas para que comemorem esta inscrição, que vai acontecer amanhã, dia 1 de dezembro.
Para isso, a associação oferece aos centros educativos materiais pedagógicos, que estão nos seus sites, e sugerem a realização de atividades, como criação de um mural ou gravação de um podcast, com intervenção de professores e alunos.
Comentários sobre o post