Foto: Vatican News
Um documento, sobre o papel das mulheres na Igreja Católica, está a ser preparado pelo Vaticano. Trata-se, segundo especialistas, de dar resposta a antigas reivindicações femininas de sectores da Instituição.
O documento vai ser redigido pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, órgão da Santa Sé. Será um contributo para o processo de reforma da Igreja, numa linha anunciada pelo Papa Francisco, que entra, agora, na segunda fase com o sínodo dos bispos, a realizar, de 2 a 27 de Outubro próximo.
As mulheres católicas fazem uma grande parte do trabalho da Igreja nas escolas e nos hospitais, além de assumirem a liderança na transmissão da fé às gerações futuras. Mas o certo é que se têm queixado que o seu estatuto, na Instituição, é de segunda classe, por via do que é reservado aos homens, por força do exercício do sacerdócio.
Segundo o jornal “Público”, o Papa Francisco já reafirmou a proibição de mulheres serem ordenadas, mas nomeou várias mulheres para cargos de alto nível no Vaticano e encorajou o debate sobre outras formas de fazer ouvir as vozes femininas.
Comentários sobre o post