Celebra-se, nesta data, o 57.o aniversário da Ordenação Presbiteral de D. Jorge Ortiga, segundo assinala o Arcebispo da Arquidiocese de Braga, D. José Cordeiro.
De referir que a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
D. Jorge Ortiga, que é Arcebispo Emérito dessa Arquidiocese, nasceu em Brufe, Famalicão. Interessante verificar que a data desta efeméride coincide com a elevação de Famalicão a Cidade.
Recordar que essa grada figura da Igreja Católica frequentou os seminários da Arquidiocese de Braga, entre 1955 e 1967, sendo ordenado sacerdote em 9 de Julho de 1967. Foi Vigário Cooperador na paróquia de São Vítor, em Braga, entre 1967 e 1968. Licenciou-se na Faculdade de História Eclesiástica da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, em 10 de Outubro de 1970, frequentando depois o currículo para o doutoramento. Regressado a Braga, passou a trabalhar na Secretaria Episcopal, onde se manteve de Junho de 1971 a Setembro de 1973, tendo durante este período colaborado na pastoral da Igreja dos Terceiros, em Braga. Em 1 de Outubro de 1973 foi nomeado Reitor da Igreja dos Congregados e Capelão da Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Santa Ana.
Em 24 de Novembro de 1981 foi nomeado Vigário Episcopal para o Clero, cargo em que foi reconfirmado em 1 de Outubro de 1985. Em 6 de Março de 1985 foi nomeado Cónego Capitular da Sé de Braga. Em 9 de Novembro de 1987 o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo titular de Nova Bárbara e Auxiliar de Braga, tendo recebido a ordenação episcopal na Cripta da Basílica do Sameiro, em 3 de Janeiro de 1988. Em 5 de Junho de 1999 foi tornada pública a sua nomeação para Arcebispo de Braga, tendo tomado posse no dia 18 de Julho de 1999.
A 3 de Janeiro de 2001 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Civil de Espanha. A 11 de Maio de 2010, foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. A 5 de Novembro de 2016 recebeu a Medalha de Honra do Município de Braga, conferindo-lhe o título de Cidadão Honorário do Município Bracarense.
A 18 de junho de 2022, foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O nosso Órgão de Comunicação Social que tem em D. Jorge Ortiga um amigo e dedicado colaborador, sempre que lhe solicitamos a sua participação em programas e um em textos para esclarecer, aproveita a oportunidade para o saudar e lhe deixar um abraço de estima e respeito, com subida consideração.
Comentários sobre o post