Por este Verão, e por outros do já passado, sucedem-se as Mostras Comunitárias das freguesias do Concelho de Famalicão. São “feiras” que refletem a cultura e a identidade própria de cada lugar, de cada uma das terras famalicenses.
Também se assinalam procissões e festas religiosas.
Nos últimos dias, registámos, aliás, profusamente reportadas pelo nosso órgão de comunicação social, várias dessas iniciativas. Estando presentes, damos função e resposta a um dos nossos principais motivos Editoriais: acompanhar os festejos e os acontecimentos populares e cristãos do Concelho.
Quem tem andado, por isso, numa verdadeira “roda viva” – é a melhor expressão para o qualificar – é o Presidente do Município de Famalicão. Tem sido por Vale de São Martinho, Antas e Castelões – outras já se realizaram – e na procissão do Senhor dos Aflitos.
Mário Passos sobre as Mostras Comunitárias escreve, numa das suas páginas sociais: “não tiram férias”.
O pulsar vivo de cada comunidade não sabe do que se trata, falando de férias, porque as causas nobres motivam os homens, seja inverno, verão ou tempo para descansos. É com esse voluntarismo e apego à terra que os lugares e as freguesias famalicenses continuam a mostrar-se pujantes.
Comentários sobre o post