A Prevenção nos maus tratos na Infãncia tem o mês de Abril como espaço anual para assinalar a problemática. A violência doméstica, o mau trato físico e psicológico, comportamentos desviantes ao desenvolvimento da criança e do jovem, assim como o absentismo escolar estão no “saco” das preocupações.
Estão, também, no pressuposto e na origem da maioria dos registos – 395 processos activos, em Famalicão – que, em 2023, estiveram presentes à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CCPJ) local.
O Município de Famalicão, em nota à imprensa, informa: “Do programa da iniciativa, destaque para o lançamento da campanha “Cria(nças) com Carinho” que sensibiliza para a importância do pleno e harmonioso desenvolvimento da personalidade da criança e que convoca toda a comunidade para a prevenção da violência na infância. Nos dias 10 e 13 de abril, os mais pequenos vestem a farda de polícia por um dia e fazem uma “Operação STOP” aos maus tratos, numa ação de sensibilização de rua dinamizada em colaboração com a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana. Dia 10, a iniciativa envolverá o Colégio Mundos de Vida e terá lugar a partir das 10h30, na entrada da feira semanal de Famalicão. Dia 13, é a vez das crianças da Associação Teatro Construção (ATC), a partir das 10h30, na feira de Joane”.
A mesma informação mais revela: “Já no dia 20, pelas 15h00, a Praça – Mercado Municipal promove um showcooking para as crianças e jovens das casas de acolhimento da ATC e Mundos de Vida e pelas 16h30, uma sessão de Yoga do Riso aberta a toda a comunidade, com a participação da terapeuta e animadora sociocultural Carminda Carvalho. Inscrições aqui”.
O “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” termina com a construção de um Laço Humano, no dia 30 de abril, pelas 11h30, no centro urbano de Famalicão, na Praceta Cupertino de Miranda.
Comentários sobre o post