Um grupo de 10 jovens, refugiados e migrantes, do projecto “Hábito o Mundo” pintou, embelezando, com “grafittis”, o muro de uma antiga pré-escola do Concelho, no lugar da Carvalhosa.
“É uma experiência com impacto humanista extremamente rico, deixando marcas que promovem e transmitem valores importantes para uma sociedade melhor, mais inclusiva, coesa e desenvolvida” – comentou a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.
Numa visita à zona de intervenção, a autarca agradeceu e deu os parabéns aos jovens e orientadores da iniciativa, destacando o embelezamento da área.
Júlia Rodrigues Fernandes salientou o facto de os grafittis serem inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados, enaltecendo a importância da cultura, da identidade e do modo de vida das comunidades locais nos processos de integração e valorização social.
De anotar que o projeto ‘Habito o Mundo’ está integrado no plano ‘PARTIS & Art for Change’, uma iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação “la Caixa” lançada em 2020, com o objetivo de fomentar e difundir o papel cívico da arte e da cultura participativas enquanto impulsionadoras de mudança e de transformação social.
Comentários sobre o post