Um Grupo de Jovens Emaús de Santa Maria de Arnoso e, um outro, de Jesufrei, do Concelho de Famalicão, participou, na Cidade polaca de Pszczyna, de 27 de Julho a 3 de Agosto, num intercâmbio, consequência da amizade gerada na Jornada Mundial da Juventude do ano passado, realizada em Lisboa.
Numa nota remetida à nossa redacção, os organizadores dessa viagem refletem: “No decorrer dessa semana foram vivenciados momentos de oração e também de divertimento, com visitas a grandes monumentos de destaque na Polónia. Num espírito de grande confraternização, no primeiro dia fomos recebidos pelos nossos amigos polacos no aeroporto de Cracóvia, seguindo-se um almoço em grupo e a recepção pelas famílias de acolhimento, que abriram as portas de sua casa aos jovens portugueses como forma de retribuir a hospitalidade que encontraram aqui no ano passado, durante as JMJ 23”.
E prossegue a descrição: “Nos restantes dias visitamos locais emblemáticos como as cidades de Cracóvia, Częstochowa com visita ao Santuário de Jasna Góra, Katowice, com destaque à Catedral da cidade, Wadowice, Terra Natal do João Paulo II, o histórico campo de Auschwitz-Birkenau e por fim tivemos a honra de sermos recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Pszczyna”.
E é concluído: “Imperaram também momentos de convívio e fraternidade entre as duas nacionalidades, tais como jogos de futebol, churrascos, cinema e a confecção de iguarias tradicionais polacas”.
Comentários sobre o post