O Campeonato Europeu Feminino de Xadrez decorreu em Rodes, na Grécia entre os dias 19 e 29 de abril e contou com a participação de 182 participantes provenientes de 33 países.
Portugal fez-se representar nesta prova pelas irmãs Mariana Silva e Inês Silva, respetivamente campeã e vice-campeã nacional feminina. Depois de ambas terem jogado o Europeu Feminino de 2023, em Petrovac (Montenegro), Mariana Silva e Inês Silva regressaram aos tabuleiros entre as melhores da Europa, com objetivos de subida no Elo e de aquisição de maior experiência internacional, num ano em que ambas deverão integrar a seleção nacional feminina nas Olimpíadas de Budapeste.
Mariana Silva, esta época ao serviço do Vitória SC, posicionou-se em 91.º lugar e totalizou 5 pontos em 10 jogos realizados. Ao estabelecer uma performance de 2095 pontos elo FIDE, equivalentes a um ganho de 42,2 pontos de elo FIDE, classificou-se 46 lugares à frente do número de ordem inicial (137.º cabeça de série).
A Mestre FIDE Inês Silva, atleta que veste as cores do clube famalicense CX A2D desde a época 2012/2013, terminou o Europeu em bom estilo ao vencer na 10.ª ronda e totalizando, assim, 4 pontos. Ao alcançar a 147.ª posição conseguiu classificar-se 6 lugares à frente do número de ordem inicial (153.º cabeça de série) e ganhou 1 ponto de elo FIDE.
A nova campeã da Europa foi a Mestre Internacional absoluta Ulviyya Fatalieva (Azerbaijão), que dominou por completo o torneio, terminando com 8,5 pontos e um prémio monetário de 10 000 euros, com mais 1 ponto do que um grupo de oito jogadoras.
No final deste evento todos foram unânimes em considerar que esta participação resultou numa experiência positiva e enriquecedora em competições internacionais ao mais alto nível.
O Clube de Xadrez A2D gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Associação Académica da Didáxis, à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pelo patrocínio à atleta Inês Silva, bem como, pelo apoio da Federação Portuguesa de Xadrez nesta participação internacional.
Comentários sobre o post