A PASEC – Plataforma de Animadores Sócio-Educativos e Culturais – foi a grande vencedora da edição 2022/23 do “Programar em Rede”, numa iniciativa do Município de Famalicão, a qual tem como finalidade explorar e valorizar o “ADN” local.
Para este projeto a autarquia famalicense reserva uma verba, até ao máximo de 10 mil euros, para disponibilizar para uma ideia cultural que seja apresentada, em rede, por várias Entidades do Concelho.
O projeto ‘ADN’, apresentado pela PASEC, será desenvolvido em parceria com o Centro Artístico ‘A Casa ao Lado’, o Agrupamento de Escolas D. Maria II, a Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) e a APDASC Norte – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural.
Partindo de um processo de investigação-relação-ação, ‘ADN’ tem como objetivo levar os jovens e adultos famalicenses, nomeadamente os que estão em situação de exclusão, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão, através de um espetáculo interativo de rua e em espaços culturais com as populações locais por todo o concelho. Os textos, bandas sonoras, cenários amovíveis e encenações de dança e expressão corporal serão desenvolvidos pelos cidadãos numa lógica de cocriação.
Para além da PASEC, também concorreu a esta edição do Programar em Rede, a Ribeirão Musical – Sociedade Artística e Musical com o projeto ‘Imbricações Artísticas’. A proposta vencedora da edição 2022/2023 conquistou cerca de 10 dos 18 votos apurados pelo Conselho Municipal da Cultura, do qual fazem parte as entidades culturais do concelho de Vila Nova de Famalicão, tendo a reunião acontecido na passada segunda-feira, 28 de novembro, na Casa das Artes.
Comentários sobre o post