“Apesar dos enormes constrangimentos e a grande incerteza nacional e internacional, o ano de 2023 é encarado, por nós, com otimismo e esperança para Famalicão e para os famalicenses”, começou por afirmar Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A autarquia prevê, para 2023, gerir cerca de 139 milhões de euros, mais 5 milhões do que o corrente ano.
Do valor total, 9,5 milhões são provenientes de fundos comunitários, ainda relativos a projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020, como nos casos da reabilitação da Estação Rodoviária, da requalificação e recuperação hidrográfica da Bacia do Ave, da requalificação do Centro Urbano e da construção da rede de ciclovias urbanas.
As ‘Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2023’ vão ser sujeitas a votação do executivo, na próxima dia 24 de novembro, em Reunião de Câmara Extraordinária.
Com financiamentos comunitários, o município vai avançar para a construção da residência universitária e das novas Unidades de Saúde Familiar (USF) de Joane e S. Miguel-o-Anjo, em Calendário.
A taxa de IMI em Famalicão vai descer de 0,35% para 0,34% e o IRS vai manter-se nos 0,45%. “A solidez das nossas contas permite-nos dar mais este passo, beneficiando diretamente as famílias famalicenses numa altura em que a inflação é uma preocupação”, garantiu Mário Passos.
A despesa corrente vai crescer 12 milhões de euros, que se explica pelos impactos dos aumentos dos preços, principalmente na energia.
Ao nível do investimento de capital, as vertentes que serão mais beneficiadas são a Educação, a Proteção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza, o Desporto, Cultura e Lazer, e os Transportes Rodoviários.
Os transportes públicos passarão a ter, a partir de janeiro de 2023, 50 linhas, sendo 18 delas novas.
O executivo pretende dar resposta às necessidades individuais dos cidadãos, através de ajudas na habitação, na educação, no ambiente, ou outras. “Com este exercício, verifica-se que a área social representa o maior investimento do Plano e Orçamento para 2023 da Câmara Municipal”, explicou o edil.
Comentários sobre o post