A Criação de Residências Comunitárias e projeto de habitação colaborativa sénior, como resposta ao envelhecimento da população e ao aumento da solidão, é a proposta de Eduardo Oliveira, candidato à Câmara Municipal de Famalicão do Partido Socialista, numa nota à imprensa.
“A construção de uma sociedade mais justa exige políticas públicas que promovam a dignidade, a inclusão e o apoio à população sénior. Valorizar os nossos idosos é garantir que envelhecem com qualidade e respeito”, afirma o candidato.
As residências comunitárias são pensadas para responder a necessidades sociais emergentes, promovendo o convívio intergeracional, o apoio familiar e até a criação de redes solidárias para emergências, refere a nota.
Na proposta de “cohousing” (habitação colaborativa) o PS pretende implementar aquele modelo, que considera inovador: em que os residentes vivem em casas privadas, mas partilham espaços comuns, fomentando a entreajuda e combatendo o isolamento.
“Queremos sensibilizar a população para as vantagens deste modelo através de campanhas informativas e eventos, criando também um gabinete técnico que ajude cidadãos a desenvolver projetos, com apoio em matérias como legislação, financiamento ou identificação de terrenos municipais”, explica Eduardo Oliveira.
Reconhece que o desconhecimento e preconceitos ainda são entraves, no entanto o candidato defende que “é essencial desmistificar o conceito junto da população sénior, mostrando que podem manter autonomia sem depender exclusivamente da família”. Sublinha ainda a importância da gestão de conflitos e do envolvimento da Rede Social local.
O PS admite a inclusão de projetos de “cohousing” nos planos municipais de habitação, prevendo áreas específicas para a construção deste tipo de habitação, bem como a criação de regulamentos urbanísticos que facilitem a mesma, definindo logo requisitos específicos para espaços comuns e áreas verdes, pode ler-se.
“Estamos a preparar o futuro. Queremos criar condições para que os famalicenses possam envelhecer com autonomia, dignidade e, sobretudo, em comunidade”, conclui o candidato.
Comentários sobre o post