O protocolo de cooperação entre Famalicão e Zhytomyr foi aprovado hoje, em reunião do executivo municipal. As duas localidades vão tornar-se “cidades-irmãs”, sendo que o acordo será celebrado à distância, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade de Vila Nova de Famalicão, pelos respetivos presidentes da Câmara, Mário Passos e Serhiy Sukhomlyn.
O autarca famalicense fala de um acordo “revestido de um forte simbolismo“, e que “reflete a abertura de Famalicão ao mundo, no sentido de dar e receber conhecimento e experiências, e também a dimensão solidária da sua comunidade“.
Conforme explica a autarquia, em nota de imprensa, uma das primeiras ações do protocolo será a replicação, em Famalicão, de um evento desportivo de cariz solidário. Organizado por Zhytomyr, em prol das crianças e jovens ucranianos vítimas da guerra, terá lugar no dia 13 de agosto, data de arranque do novo ano escolar na Ucrânia. Nesse dia, Famalicão vai realizar uma caminhada solidária com o mesmo objetivo.
A partilha de informação, de ideias e de programas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e harmonioso de ambas as cidades, bem como a entreajuda para o desenvolvimento económico e a solidariedade entre os povos, são alguns dos propósitos.
Esta cooperação internacional surge na sequência da disponibilidade manifestada pelo Município de Famalicão à Embaixada da Ucrânia em Portugal, em estreitar laços de amizade e cooperação com uma cidade ucraniana, como forma construtiva de solidariedade.
A cidade de Zhytomyr fica a 135km da capital, Kiev, um importante centro industrial e entreposto, onde se cruzam as mais importantes vias rodoviárias e ferroviárias que seguem para oeste, encontrando-se na rota de ligação da capital ucraniana com Varsóvia (Polónia) e Minsk (Bielorrússia).
Tal como Famalicão, Zhytomyr tem vindo a constituir-se como uma Smart City, sendo a sustentabilidade um dos seus maiores desígnios. Com cerca de 264 mil habitantes, a economia local assenta nos serviços e na indústria, em particular a alimentar, engenharia mecânica, metalomecânica, farmacêutica, calçado, têxtil, mobiliário e a construção de instrumentos musicais, designadamente o acordeão.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post