O novo TGV, que liga o Porto a Galiza, não tem novos desenvolvimentos. Este projeto apresentado pelo Governo atravessará os municípios de Vila Nova de Famalicão e Vila Verde, no entanto, ainda não são conhecidas paragens entre Braga e Porto.
Esta é a conclusão de Jorge Paulo Oliveira, deputado parlamentar, depois da interpelação ao ministro João Galamba no decurso da audição parlamentar daquele membro, que teve lugar na Comissão de Economia nesta quarta-feira, dia 21 de junho – informa um comunicado à imprensa.
“Aparentemente estamos no mesmo ponto em que ficamos em 2009, quando pela última vez este assunto foi objeto de ampla discussão pública” atirou o Deputado Social Democrata, desafiando o Governo a esclarecer os contornos à construção desta infraestrutura.
A concretização desta nova linha, de via dupla e de alta velocidade para passageiros, fará a ligação entre Porto-Campanhã, Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, com passagem por Vila Nova de Famalicão, Valença e Vigo e estaria concluída em 2030, segundo anunciado pelo Governo em 2020.
Em fevereiro de 2021, por proposta do PSD, a Assembleia Municipal aprovou uma recomendação ao ministro das Infraestruturas, para que este “proporcione, em todas as fases de elaboração do projeto, o máximo envolvimento das autarquias locais, que promova a máxima transparência do processo e que não deixe de equacionar uma paragem intermédia no município de Vila Nova de Famalicão, atenta a sua localização estratégica e a sua dimensão económica, social e cultural” – conclui a nota.
Comentários sobre o post