A Câmara Municipal aprovou a manutenção dos valores dos passes mensais e títulos pré-comprados. Apenas os bilhetes simples comprados a bordo sofrerão um ajuste de 5 cêntimos a partir de 1 de janeiro.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão deu “luz verde”, na última reunião do executivo, à atualização tarifária do serviço público de transporte de passageiros para o ano de 2026. A grande nota de destaque é a manutenção dos preços dos passes municipais e gerais, bem como dos títulos pré-comprados, protegendo assim os utilizadores regulares, informa uma nota enviada à nossa redação.
Com esta decisão, o tarifário de 2026 permanecerá globalmente idêntico ao praticado em 2025. O município justifica a medida como uma forma de salvaguardar os passageiros frequentes e promover o uso de transportes públicos, sem descurar o cumprimento do enquadramento legal que prevê uma Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 2,28%, pode ler-se.
Passe Municipal Mobiave mantém o valor de 30 euros; Passe Rede Geral (Famalicão, Trofa, Sto. Tirso) mantém-se nos 40 euros; Jovens até aos 23 anos o passe mantém-se gratuito; Séniores (+65 anos) / Reformados: 7,5 euros a 10 euros (consoante as zonas); Títulos Pré-comprados, também não sofrem alteração: entre 1 e 1,5 euro.
Enquanto os passes mensais ficam congelados, os bilhetes simples (comprados a bordo) sofrerão um ajuste pontual de 5 cêntimos, refletindo a taxa de atualização fixada.
As novas tarifas entram em vigor no dia 1 de janeiro de 2026. Segundo a autarquia, este equilíbrio tarifário reforça o compromisso com uma política de transportes “responsável e atenta às necessidades da população”, tentando mitigar o impacto dos custos de transporte no orçamento das famílias famalicenses.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post